17 janeiro, 2009

Circo


Há dois tipos de pessoas no mundo,
Há os vencidos,
E os que vencem

Bem, meu caro…
Eu sou do tipo que dá uma boa luta
E saio sempre vencedor
Eu crio as regras e o cenário.
Vamos ao circo
Estarei no meio do palco

Espero que estejas preparado
Animal arisco... domino-o com o chicote
Sou o dominador e tu o reprimido
Aqui estou por baixo das luzes
E tu na sombra.

Vais observa-me a partir e nada vais fazer
Queres jogar o único jogo,
Sobre o qual sairás vencido.

Vamos… Tu ficas e eu vou-me
Como um circo, eu comando
E tu obedeces.

Resigna-te pois neste circo
Serei o leão sobre o qual,
O chicote não tem qualquer efeito.

Há dois tipos de homens neste mundo,
Aqueles que estão ao meu nível
E aqueles que não estão.

Como num circo
O espectáculo acabou
E ficaste apenas para observar
Aquilo que não podes ter.

4 comentários:

avec moi disse...

No circo arcaico!

magoam-se facilmente
igonaram-se de forma demente
féras e domadores
ambientes castradores
de perversões premiscuaS E inocuas

Neste circo
enganeste?!
não sou espectador
faço~lhe parte itegrante

No trapésio
sou um ser livre
voando de corda em corda
sobre ti pequeno Leão.

A minha alma tem coração,
e por ela, arrisco-me mesmo
Num triplo SALTO MORTAL.
Só assim me sinto vivo
e a liberadade,
Ah não tenho Jaulas!
Se cair não temo, a alma é imortal.

Foge, mata, come
arranha e exibe-te
na tua arena!!!
Eu preferiro o céu do meu trapézio
Só desço á terra quando quero trazer o amor comigo!

O cenário, tudo o que queiras
pode ser teu...
Agora eu... eu sou mais além
sou do palco,actor, cantor, trapezista
de todos e de ninguém
e o Universo não tem limite.

Admite!!!!
criaste um jogo,,, pena que não o jogues só...
Só assim seria teu,
só assim serias o unico vencedor...

Vencido é quem não aceita a evolução de uma derrota,
quem se ilude que domina e chacota
prepotentemente a sua propria
insignificancia julgando-se
ser o Leão
a féra!
Só ego...
Muito vazio
bravo!!!

O rei vai Nu!

RbyR disse...

Mr Justified, há algo neste texto fabuloso que me perturba…há algo que fazes transparecer e fiquei sem perceber se és tu, ou se aquele que ali está é alguém que só existe porque queres que ele exista e, principalmente, porque precisas que ele exista!
No jogo circense há algo que não existe….não existe o vencedor e o vencido…não existe o dominador e muito menos o reprimido!
Usaste a metáfora do jogo circense mas esqueceste que o circo, tal como as tuas entrelinhas, precisa de artistas. Necessita do cenário, de regras, de treinadores, de público, mas muito mas muito de artistas! Naquele vaivém de artistas a entrarem e a saírem todos contribuem para o Circo ser o verdadeiro espectáculo. Não subestimes o papel de quem chamas “reprimido”, “dominado”, e não o faças porque simplesmente os holofotes só brilham sobre ti porque existe alguém que os ligou, há alguém que aplaude, há alguém que na sombra te aplaude também!
Lembra-te que só existe luz porque existe sombra!!!! Ninguém domina ninguém…simplesmente complementam-se! Lembra-te que sem artistas e sem público…o que sobra?? Sobras apenas tu ali no meio sob uma luz intensa…mas depois…bem, depois voltarás à sombra. Quando saíres do meio do palco terás de passar pela sombra para conseguires sair da tenda!

Apetece-me adulterar a parte final do teu post…permite-me que o reescreva da seguinte forma:

Como num Circo
O espectáculo acabou
Obrigado pelo reconhecimento
Obrigado pelo teu aplauso
Mas acabou …
sabes bem que és um privilegiado
por teres pago esse bilhete!

Talvez te sintas melhor, talvez a actuação seja agora de facto coroada de sucesso!
Que nada te demova de lutar, que consigas sempre brilhar, mas nunca desprezes ou subestimes quem te rodeia, são eles que realmente permitem que o teu esforço, a dedicação, a paixão que colocas nos teus actos, sejam verdadeiros símbolos de humanidade…de vitória!

RbyR disse...

Mr avec moi
Meu caro desconhecido…este teu comentário é simplesmente fantástico! Muitíssimo bem escrito, acho sinceramente que exprime muito bem aquilo que queres dizer!
Embora te considere um artista deste Circo, a verdade é que mesmo sendo espectador, já aí farias parte do espectáculo..serias tu a comandar a continuação ou não do artista em palco.
Mas acima de tudo considero-te um artista especialmente por duas razões que passo a transcrever:

“A minha alma tem coração,
e por ela arrisco-me mesmo
Num triplo SALTO MORTAL
só assim me sinto vivo
e a liberdade,
Ah não tenho jaulas!
Se cair não temo, a alma é imortal”

O estarmos bem connosco próprios é de facto o mais importante, só assim seremos felizes e acabaremos por fazer os outros também felizes! É muito importante sabermos quando devemos aplaudir, ir embora, partir sem rumo…dar esse triplo salto mortal! Que saibas sempre os momentos para saltar, e nunca tenhas medo de cair…para a determinação, audácia, para a paixão por viver e para o amor, haverá sempre uma rede!

“Vencido é quem não aceita a evolução de uma derrota,
quem se ilude que domina e chacota
prepotentemente a sua própria
insignificância julgando-se
ser o Leão
a fera!
Só ego...
Muito vazio
bravo!!!

O rei vai Nu”

O grande vencedor sabe retirar de cada derrota a sabedoria necessária para ainda mais vitórias! Herói não é o que cai, é herói aquele que tem força para se levantar!

E mais não digo para além de mais uma vez exprimir a mais valia deste Comment…espero que continues realmente a gostar muito de ti!

avec moi disse...

Mr RbyR

A ti(doido)

Acredito no destino
Viver é o meu hino...
Chego a pensar:
- Viverei como um ser fixado
Até obcecado pelo seu rigor.
Acreditando no maximum humanum
O amor?

Luto, caio morro
E como fenix renasço das cinzas.
Porque Acredito:
Solicito,
Imploro e
Até suplico
Se sentir que “vale a pena”.

Sinto que a vida outrora vivida
Se conjuga nesse sentimento.
Alcanço a infinidade do coração...
A multiplicidade da sua imensidão
E desde que acredite
Não desisto...

Em Contracenso ou censatamente
Por excesso de confiança ou ser carente.
Mergulho, mesmo que seja em seco...
Num beco,
numa esquina,
numa viela,
numa ruina,
ou na ravina da solidão
encontrei-lhe o coração
e só porque sim?
Não, agora não o perco.

Não interessa se estou certo.
Muito menos quem comanda...

Ninguem comanda os sentimentos.

Cruzamo-nos na vida...
Lealdade tal como “Frida”.
A naturalidade é expontanea.
Não concebo o acaso,
O estar por estar ,
conhecer por conhecer...

Tudo tem um significado
E o dele não vou perder.


Obrigado pela brilhante análise.
Sentiste completamente a mensagem.